A mostra pretende discutir, junto aos alunos, o quão próximo a poesia pode estar de cada um de nós. Buscando desmistificar a associação mais óbvia, de correlacionar produção poética aos consagrados nomes da literatura, traremos, por um lado, um curta sobre Manuel Bandeira e por outro, mais dois vídeos retratando um poeta marginal, Miró e um cordelista, Divino..
"Poeta do Castelo" (http://www.youtube.com/watch?v=dlCkKVBscvM)
Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo próprio poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais da rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio. A modéstia de seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas do bairro.
Gênero: Documentário
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Manuel Bandeira
Ano: 1959
Duração: 11min 18
"Miró: Preto, Pobre, Poeta e Periférico" (http://www.nacaocultural.pe.gov.br/documentario-miro-preto-pobre-poeta-e-periferico)
Gênero: Documentário
Diretor: Wilson Freire
Recife, 2008.
Duração: 17min 42
"O Divino, de repente" (http://www.portacurtas.org.br/beta/filme/?name=o_divino_de_repente)
Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental. Além do live-action, várias técnicas artesanais de animação compõem o filme: flipbook, desenho animado, rotoscopia, pixilation e stop motion.
Gênero: Animação, Documentário, Experimental
Elenco: Ubiraci Crispim De Freitas - "Divino"
Duração: 6 min
São Paulo, 2009
A Escola Monsenhor Manuel Leonardo de Barros Barreto fica na Rua Arariba. (Próximo à Estação Joana Bezerra)
Nenhum comentário:
Postar um comentário