quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coque - De volta às escolas do Coque




A última vez que fomos às escolas do Coque foi em 2007, realizamos um circuito cultural com o intuito de propagar aquilo que vínhamos aprendendo com a experiência do curso de Agentes de Comunicação Solidária, nossa primeira experiência no Coque.

Realizamos atividades em duas escolas: Pedro Augusto, e Escola Monsenhor Barreto. Fizemos oficinas de vídeo, fotografia, meditação, cuidar do ser... É, sem dúvida, o evento que mais citamos como algo que nos deu bastante prazer e que gerou ótimos resultados.

Foi justamente com o vídeo do circuito que iniciamos o evento de retomada de contato com as escolas, agora, em 2011. Os alunos da escola Monsenhor se reconheceram e viram, contentes, seus amigos nas imagens. A exibição desse vídeo foi seguida de uma discussão sobre a produção jornalística, a partir do dvd publicado pelo Jornal Nacional, que mostra um pouco do que está nos bastidores da produção da notícia.

No fim, os alunos se viram mais uma vez nos dois vídeos produzidos pelo Coque Vive, A linha, a maré e a terra e .Zip. Como é costumeiro, as cenas que mais chamam atenção são aquelas que mostram o bairro, quando os jovens podem ver suas ruas, apontar um conhecido. Com a exibição desses filmes, também não podia faltar uma reflexão sobre os processos de transformação que o bairro vem passando, sendo cada vez mais espremido entre os edifícios. Berg lembra de como os vídeos que fizemos são retratos que ficam dessas transformações, que muitos que não moram lá, não percebem.

É com essa mesma energia de reflexão, de troca, de aprendizado que pretendemos manter essa relação e produzirmos mais momentos como esse. Bons ventos sopram de lá das bandas da terra do aprender...